Como fazer uma pipa – Dicas e tutoriais
Aprenda como fazer uma pipa passo a passo, um dos brinquedos mais antigos e divertidos da história da humanidade, e passe ótimos momentos empinando uma pipa.
*As pipas já cruzavam os céus da China em 1200 a.C.
Como fazer uma pipa passo a passo
Materiais Necessários- 3 varetas (uma com 50 cm, duas com 30 cm)
- Papel de seda (na cor que desejar)
- Linha de pipa (a famosa “linha 10”)
- Cola branca
- Palito de dentes
- Tesoura e muitas sacolas plásticas
Comece pegando a vareta maior e amarrando uma das menores a 10 cm da ponta, deve ficar como uma cruz. Já a segunda vareta deve ficar amarrada a 19 cm da primeira. Em seguida passe a linha em torno de toda a armação.
Passo 2
Continue cortando o papel, a forma correta de fazer é posicionar a armação sobre a folha aberta e usando a tesoura recortar deixando uma margem que exceda mais ou menos 2 cm. Então dobre as bordas e cole na “capa” da sua pipa, podemos dizer que é como se você estivesse embrulhando a linha da armação.
Nesse ponto a sua pipa já estará com o aspecto final ou mais ou menos, pois ainda precisamos dar a envergadura para poder colocar o estirante.
Passo 3
A envergadura da sua pipa será feita com a vareta superior e somente com ela. Para isso segure nas pontas e entorte como se estivesse tentando quebra-las, mas não pode forçar demais. Amarre com a linha e forme um tipo de arco.
Passo 4
Para o estirante você deverá fazer dois furos com o palito o mais perto que conseguir da junção da vareta superior, amarre a linha em volta dessa junção e deixe mais ou menos uns 50 cm da linha com folga. Amarre então na extremidade inferior.
A cerca de 5 cm de amarra superior você deverá fazer um laço para que seja possível prender a linha e o tudo estará feito. O cabresto estará finalizado.
Passo 5
Nesse último passo faremos a “rabiola”. Para isso você deve dobrar duas sacolas plásticas na vertical e cortar as suas alças e o seu fundo, pense que você está cortando “fatias” de sacola. Depois desenrole-as e corte-as no meio, amarre em outro pedaço de linha.
Lembre que quanto maior for a sua rabiola mais estabilidade a sua pipa terá. Depois de estar com a sua pipa pronta basta ir se divertir, mas sempre com cuidado de nunca empiná-la em áreas que tenham fiação elétrica.
Divirta-se como tantas pessoas já fizeram até hoje em dia no mundo todo, as pipas são brinquedos que nunca perdem a graça e jamais se tornam obsoletos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário